Santos, Segunda-Feira  23 de Setembro de 2019
ACS CAFÉ COMÉRCIO EXTERIOR E ASSESSORIA ADUANEIRA LTDA.
  Menu
  Home
  Fale Conosco

  O Grupo
  Quem Somos
  Parceiros
  Confraternizações
  Downloads
  Cadastre-se

  Informações Online
  Central de Notícias
  Conversor de Moedas
  Cotação do Dólar
  Balsas
  Enquetes
  Busca de CEP
  Ecovias
  Clima
  Mapas da Baixada
  Portos no Brasil

  Sobre o Café:
  - História
  - Classificação
  - Origem
  - Exportação
  Café & Saúde
  Curiosidades
  Receitas
  Café & Arte
  Datas do Café

  Links Interessantes
  Embrapa
  Anvisa
  Brasil Terminal Portuário
  Santos Brasil

- História

Tipos de Café.
Espécies de café: Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens. O Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, é cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, de onde resulta seu nome (Etiópia, Yemem). O robusta é originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes mais baixas). Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um “sabor típico e único”. Sua acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas. Misturas: Grãos de diferentes variedades, origens e tipos de preparo geralmente são combinados para formar diferentes blends do produto final. O blend, ou liga, é o grande segredo da qualidade da bebida, já que é o responsável pela característica e qualidade de determinada marca de café, e pela fidelidade do consumidor a esta marca. No caso da Indústria Café Damasco, cada marca de café tem o seu próprio blend e todos de boa qualidade. Tipos de Café: Pó de Café (torrado e moído) – dependendo do grau de moagem, esse tipo pode ser utilizado para preparar o café de coador ou o espresso; Grãos de café torrado – os grãos de café são apenas torrados, mas não moídos. Mais comum para café espresso, esse tipo de produto também está na preferência de consumidores de café coado que não dispensam pó sempre fresco; Café solúvel – os grãos são torrados e moídos, depois seus sólidos solúveis são extraídos e solubilizados, resultando o produto na forma de grânulos ou pó; Café aromatizado – café com adição de aroma; Café gourmet – trata-se de uma indicação comercial de que o produto é o melhor dentro de uma determinada marca ou categoria; Café orgânico – produzido em lavouras sem o uso de agrotóxicos fertilizantes químicos; Café descafeinado – a cafeína é extraida dos grãos verdes de café, antes de eles serem torrados. Para ser chamado de descafeinado, um café tem que ter mais de 97% de sua cafeína retirada.

Espécies de café
Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.

O Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, é cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, de onde resulta seu nome (Etiópia, Yemem).

O robusta é originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes mais baixas). Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um “sabor típico e único”. Sua acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas.

Misturas
Grãos de diferentes variedades, origens e tipos de preparo geralmente são combinados para formar diferentes blends do produto final.

O blend, ou liga, é o grande segredo da qualidade da bebida, já que é o responsável pela característica e qualidade de determinada marca de café, e pela fidelidade do consumidor a esta marca.

No caso da Indústria Café Damasco, cada marca de café tem o seu próprio blend e todos de boa qualidade.

Tipos de Café
Pó de Café (torrado e moído) – dependendo do grau de moagem, esse tipo pode ser utilizado para preparar o café de coador ou o espresso.

Grãos de café torrado – os grãos de café são apenas torrados, mas não moídos. Mais comum para café espresso, esse tipo de produto também está na preferência de consumidores de café coado que não dispensam pó sempre fresco.

Café solúvel – os grãos são torrados e moídos, depois seus sólidos solúveis são extraídos e solubilizados, resultando o produto na forma de grânulos ou pó.

Café aromatizado – café com adição de aroma.

Café gourmet – trata-se de uma indicação comercial de que o produto é o melhor dentro de uma determinada marca ou categoria.

Café orgânico – produzido em lavouras sem o uso de agrotóxicos fertilizantes químicos.

Café descafeinado – a cafeína é extraida dos grãos verdes de café, antes de eles serem torrados. Para ser chamado de descafeinado, um café tem que ter mais de 97% de sua cafeína retirada.

Preparo do café
Café Percolado
: nesse caso a água passa pelo café torrado e moído, extraindo-lhe parte das substâncias que irão compor a bebida. A preparação do café percolado pode ser:

- A frio: o café torrado e moído é deixado em infusão em água fria por um período de cerca de 12 horas. O resultado é um café muito forte, geralmente utilizado no preparo de bebidas frias ou servir como ingrediente em culinária.

- A quente sem pressão e com filtro: neste tipo de preparo obtém-se o café filtrado, despejando água quente (não fervida) sobre o café torrado e moído que se encontra em um filtro ou coador.

Café espresso: neste método o café é percolado a quente, mas sob pressão em máquina apropriada. A máquina pode ser comercial ou doméstica.

Café instantâneo: também chamado café solúvel, os grânulos de café preparado industrialmente são simplesmente dissolvidos diretamente em água fervente.

Características do café
As variações de Bebida

- Mole: tem um sabor agradável brando e doce.
- Dura: apresenta um conjunto de todos os requisitos de aroma e sabor da bebida mole, porém mais acentuados.
- Riado: é um café com leve sabor típico de iodo.
- Rio: apresenta cheiro e gosto acentuados de iodo.
- Rio Zona: tem a característica de bebida bem mais acentuada que as outras.

Características da Bebida
A bebida pode ser caracterizada por vários fatores como a doçura, o amargor, acidez, corpo e aroma.

- Doçura: são cafés mais finos, mais adocicados e permitem a degustação sem adição de açúcar. O excesso de grãos verdes, pretos ou ardidos, não apresenta doçura perceptível;
- Amargor: é o gosto produzido pela cafeína, que é mais equilibrado nos cafés de melhor qualidade. O café com amargor muito forte, que incomoda a garganta, é proveniente de café de baixa qualidade ou de uma torra muito acentuada .
- Acidez: é a sensação obtida na parte lateral da língua mais desejável pelo consumidor europeu.
- Corpo: é uma sensação na boca causada por uma persistência no paladar, o que enriquece a bebida.
- Aroma: os bons cafés têm um aroma bem pronunciando. A maior acidez do café permite maior percepção ao aroma, que pode ser – frutado, florado, achocolatado ou outros.

Classificação do café
A classificação por tipo admite 7 valores decrescentes, de 2 a 8, resultantes da apreciação de uma amostra de 300gr de café beneficiado (segundo normas da Tabela Oficial Brasileira de Classificação). Cada tipo corresponde a um maior ou menor número de defeitos que podem ser grãos imperfeitos ou impurezas.

Além da classificação por “tipo”, tem classificação por bebida que é o fator mais importante na determinação da qualidade do produto. A avaliação é realizada por degustadores - profissionais que têm um perfil bastante peculiar e possuem um paladar e olfatos bastante aguçados.

 

Fonte: Café Damasco - www.cafedamasco.com.br



Atalhos da página
Editar Imprimir esta página.
Editar Mandar link para um amigo.

Cotação do Dólar

Guia de Ruas

PORTOBELLO SURVEYING - Uma empresa do Grupo ACS

DADOS DO GRUPO ACS.
Para ver o telefone e endereço do Grupo ACS, clique aqui!

Trânsito - Ecovias

Faça aqui sua consulta de CEP

Conversor de Moedas
Calcule o valor de qualquer moeda!

Este site utiliza e-Solution como gestor de conteúdo.
Rede Social Corporativa e-Solution Backsite